Histórico do periódico

A revista Páginas a&b - arquivos e bibliotecas, propriedade do Gabinete de Estudos a&b, iniciou a sua publicação em 1997 e tem vindo a publicar-se regularmente, com uma periodicidade semestral. É uma publicação periódica científica na área da Ciência da Informação e tem por objetivos centrais promover e divulgar estudos de investigação na área, tendo como público-alvo privilegiado os profissionais das bibliotecas, dos arquivos e dos serviços de informação em geral e os docentes, investigadores e estudantes dos cursos universitários na área da Ciência da Informação.

O facto de integrar, desde o seu início, na Comissão Científica, dois membros do CETAC.MEDIA, favoreceu um estreitar de relações com esta unidade de I&D, o que conduziu à assinatura de um protocolo de colaboração entre os dois organismos, com vista à edição, em parceria, da revista Páginas a&b. Assim, em 2008, a 2.ª série deste periódico passou a ser coordenada e editada conjuntamente pelo Gabinete de Estudos a&b e pelo CETAC.MEDIA. Em 2016, a parceria editorial estabeleceu-se com o CIC.Digital (Porto), unidade de I&D que sucedeu ao CETAC.MEDIA e, a partir de 2020, com o Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" (CITCEM) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A 2.ª série terminou em 2012 e com ela terminou também a edição em formato impresso. A publicação foi retomada em 2014, tendo-se iniciado uma 3.ª série, em formato eletrónico e em acesso livre.

Nesta plataforma, disponibilizam-se os números da 1.ª e 2ª séries, que já se encontram esgotados e irão sendo disponibilizados outros números à medida que a edição impressa se esgote.